Salve o site do cliente. Chame um bom redator.

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Por Luis Fernando Carvalho e Silva

Muitos sites de empresa poderiam obter melhores resultados se produzissem conteúdo relevante sobre suas atividades. Cabe à produtora fazer o cliente entender que o público deseja informação.

Finalmente o site da empresa está pronto! Mas por que o tempo passa e as pessoas não estão navegando muito ou não retornam? Vários motivos podem explicar e talvez um deles signifique uma deficiência em transmitir informações de maneira adequada.

Não adianta, um site não é meramente uma propaganda da empresa. Seu principal papel é informar e quem ainda não enxergou isso tende a ficar esquecido pelos usuários que deseja alcançar. Dentre muitos fatores (leia–se navegação difícil e design inadequado), um conteúdo pobre e mal trabalhado pode ser considerado um dos piores vilões para afastar os visitantes de um site.

A solução para isso, ou pelo menos um caminho a seguir, é produzir um conteúdo de qualidade adequado ao público que se deseja atingir. Valorize as informações que você quer passar aos usuários, pois elas serão o principal fator que diferenciará seu site dos demais. Tome cuidado com algumas armadilhas que normalmente acontecem, como produzir textos que interessam apenas à empresa sem lembrar que as expectativas do cliente podem não ser as mesmas dos usuários. Coloque–se na ótica do usuário para procurar perceber que tipos de informação estão sendo esperados.

É comum esbarrar com clientes que não valorizam a produção de conteúdo para seu projeto web. Muitas vezes o cliente considera conceitos como arquitetura da informação e conteúdo jargões do mercado sem nenhuma importância, cujo único objetivo é “engordar” o orçamento do profissional em questão.

Cabe ao profissional que possui um pouco mais de conhecimento na área desmistificar essa idéia e conquistar ainda mais a confiança do cliente.

Luis Fernando é jornalista e consultor em conteúdo para plataformas digitais.