Com o objetivo de atrair um público específico por meio de estratégias principalmente de conteúdo, o Inbound Marketing afasta-se um pouco do marketing tradicional, chamado de Outbound Marketing. O Inbound possibilita uma “permissão” de comunicar com o cliente potencial resultando num relacionamento duradouro.
Esta estratégia é utilizada há anos e surgiu após perceberem que o consumidor tem total poder de escolha, seja nos canais, conteúdos, na forma de consumir, entre outras coisas. Então por que não entregar ao consumidor exatamente o que ele deseja absorver? Assim se percebe a importância de utilizar planejamento de conteúdo para atrair clientes.
A principal diferença entre o Outbound Marketing e o Inbound Marketing é que o primeiro, utiliza os meios tradicionais: anúncios de vários tipos, contato por telefone ou email e ações presenciais em eventos. Já o Inbound mantem um diálogo direto com o público com o intuito de atrair para o blog ou site, por meio de conteúdo personalizado e autoral. Após atrair o consumidor são feitas estratégias para criar um relacionamento cada vez mais próximo.
O Inbound Marketing é formado por 5 etapas que se complementam de forma inteligente: Atrair, converter, relacionar, vender e analisar
O primeiro passo é a atração, essa estratégia usa ferramentas que vão fazer com que o consumidor tenha interesse no assunto por vontade própria. A empresa não precisa ir atrás das pessoas, elas vem de forma espontânea. Assim cria-se um público mais engajado e com maior tendência a consumir o produto. O conteúdo pode chegar por meio de blog, mídias sociais ou SEO.
Depois de atrair é preciso converter, que é transformar o leitor em lead, ou seja, em clientes potenciais, ainda usando conteúdo, mas com maior persuasão. Para converter e conseguir as informações do leitor você pode oferecer algo em troca, como ebook com mais informações. Alguma das ferramentas usadas nesta fase são: Landing pages, formulários e call to action.
Conseguiu chamar a atenção, transformou em lead, agora é o momento de se relacionar. Muitos clientes potenciais encontram a sua marca, mas talvez não estejam no momento da compra, estão pesquisando e criando um “relacionamento” com o produto ou serviço. Então neste momento você deve manter o contato, sempre enviando conteúdos que interessem o seu lead e deixem sua marquinha na memória, além de nutrir os seus leads.
Agora chegou o momento, vender, afinal todo o trabalho das etapas anteriores precisam gerar algum resultado não é mesmo? Lembre-se de sempre oferecer a melhor forma para o seu cliente, seja pelo seu site ou realizando uma venda mais consultiva, mantendo uma conversa direta com o cliente. E após realizar a venda, retorne a etapa de relacionamento para que seu cliente continue consumindo o seu produto e indique para outras pessoas.
Além da venda que é uma forma de resultados, está na hora de analisar para que veja qual das ferramentas ou estratégias foi mais eficiente e está mais próxima ao seu objetivo principal. Algumas ferramentas podem te ajudar neste momento são web analytics e o RD station.
Entre os principais resultados que o Inbound Marketing pode trazer estão: alcançar o público certo, estabelecer relacionamento mais próximo com os clientes, aumentar o poder de persuasão, encurtar o ciclo de vendas, diminuição dos custos, aumento do ticket médio e mensuração de resultados em tempo real. Agora que você já entendeu como o Inbound Marketing atua e quais resultados ele pode trazer que tal começar essa estratégia no seu negócio, entre em contato que nós podemos te ajudar.